BEM VINDO, AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO SOBRE O ESPORTE DE LONDRINA

domingo, 3 de abril de 2011

"O Londrina vai subir." Sérgio Malucelli

Gestor do Tubarão diz que falta de calendário dificulta captação de patrocinadores para o clube
Sérgio Malucelli revela dificuldades, mas assume o compromisso de tirar o Tubarão da Segundona ainda neste ano

O homem responsável por tentar levar o Londrina à primeira divisão do Campeonato Paranaense no ano que vem garante: o planejamento está sendo feito para que a vaga não escape. Só que as dificuldades já existem antes mesmo da bola começar a rolar – o Tubarão estreia na Divisão de Acesso no dia 22 de maio, contra o São José, no Estádio do Café. Em seu escritório no moderno e espaçoso Centro de Treinamento da SM Sports, na beira da PR-445, o empresário Sérgio Malucelli recebeu o JL para falar do início do trabalho como gestor do Tubarão – o contrato é de 10 anos.
Admitiu que a situação atual do clube em relação à falta de um calendário atraente tem dificultado o acerto com um patrocinador máster – ele negocia com dois bancos – e a contratação de reforços. “Como o patrocinador vai fazer alguma coisa com o Londrina se não existe um calendário? Por mais forte que seja a camisa do Londrina, é muito difícil”, afirmou Malucelli.
Mas ele sabe que não pode fugir da meta de subir logo esse time. A cobrança existe e parece já incomodá-lo um pouco. “Acho que a falta de futebol na cidade causa a ansiedade. Tem que ter calma, não pode cobrar demais”, disse. E ao mesmo tempo que pediu paciência ao torcedor, Malucelli lhe deu muita esperança.
Ele confia que o time do Iraty, que vai ser a base do Tubarão na Segundona, é forte o suficiente para levá-lo à elite do futebol paranaense. “O time fez excelente campanha no primeiro turno. Vai se recuperar e tenho certeza de que vamos subir com o Londrina. A primeira meta é subir, a segunda também e a terceira não existe ainda.” Malucelli disse ainda que se necessário vai buscar quatro ou cinco reforços.

Jornal de Londrina – Como está a montagem do time do Londrina?
Sérgio Malucelli
– Tudo está dentro do que a gente tinha combinado e planejado. Vamos disputar a Primeira Divisão com o Iraty e esse time virá para Londrina disputar a Divisão de Acesso. Logicamente, se precisar de algum reforço, a gente vai buscar. Mas a base é esse time que está disputando o Campeonato Paranaense.

Há alguma negociação para contratação em curso?
Nós vamos trazer. Quatro ou cinco jogadores, nós vamos trazer.

O Juan Figger está nessa?
O problema é que agora é difícil você contratar alguém. Todos os campeonatos estão em curso e se encaminhando para o final. Então você não tem nem como negociar um jogador. Primeiro porque trazer para a Segunda Divisão é duro. O cara não tem ânimo nenhum para disputar uma Segunda Divisão. O cara quer disputar uma Série D, uma Série C, uma Série B do Brasileiro. No Paulista, então, nem se fala. Lá a Federação ajuda e qualquer jogador ganha R$ 15 mil por mês.
Se o Iraty por ventura disputar o título do Interior, você vai ter um ‘problema’.
Se disputar a final, o campeonato pode ir até 15 de maio, esse seria o maior problema, porque o inicio da Segunda Divisão com o Londrina é no dia 22.

E se o Iraty for campeão e conquistar uma vaga na Série D do Brasileiro?
Aí a gente vai estudar se vai disputar ou não. Você não é obrigado. Se não quiser disputar você fica fora, apesar de ter a vaga. É como ficamos agora no Campeonato dos Juniores. O Iraty ficou fora e entrou o Londrina.

E a questão do patrocínio máster? Tem algo acertado com o banco BMG, como tem sido noticiado?
A hora que tiver vamos informar. Todo mundo tem que ficar ciente de que é difícil negociar uma Segunda Divisão. Se a Primeira Divisão do Paranaense já é difícil, imagine a Segunda. Sonham muito e a realidade não é essa, a realidade é outra.

Há uma certa ansiedade...
Demais, acho que a falta de futebol na cidade causa a ansiedade. Tem que ter calma, não pode cobrar demais. Às vezes escuto que o time do Iraty está mal, mas no primeiro turno quando estava bem ninguém falava nada. Então o futebol é assim. Tem que ter calma.

O VGD foi devolvido à prefeitura e vai ser colocado em licitação. A SM pretende se envolver nessa busca por uma casa para o Londrina?
Eu sempre falei que queremos o melhor para o Londrina. Só que eu não vejo o VGD como o melhor hoje. No VGD é preciso gastar muito dinheiro. Ou você investe no futebol ou investe no patrimônio. E, primeiro, o patrimônio não é do Londrina, o patrimônio é da cidade. Como que o Londrina vai ficar investindo no VGD? Primeiro, temos que montar o time, subir para a Primeira Divisão. Buscar um espaço no Campeonato brasileiro. Nós não temos calendário nenhum. Esse é um outro motivo, como o patrocinador vai fazer alguma coisa com o Londrina se não existe um calendário? Qual é o calendário do Londrina para o ano que vem? Ninguém sabe. Se subir tem o Paranaense e mais nada, se não subir só vai ter em maio do ano que vem novamente. Então é difícil alguém vir aqui patrocinar o Londrina. Por mais forte que seja, por mais forte que seja sua camisa. É muito difícil. E a mesma coisa eu vejo no VGD. Como é que nós vamos investir num estádio que, primeiro, não é nosso. Segundo, já venceu o contrato com o Londrina. Tem que ser feita uma nova licitação. A licitação não quer dizer que o Londrina vai ganhar. O Londrina hoje nem pode participar de uma licitação, tem um monte de dívidas e problemas. Então é complicado o pessoal ficar falando vai investir, vai investir.

E o Centro de Treinamento para o time profissional, como é que ficou?
Estávamos negociando o aluguel da Escola de Futebol Nichika. Aí houve um problema. Tem mais isso que a gente tem que enfrentar aqui em Londrina. No último arbitral da Segunda Divisão, na Federação, foram convocados os presidentes e diretores dos clubes e foi votada a subida ou não de dois clubes para assumir as vagas na Segundona. E o Junior Team era um dos pretendentes. E não é que o Cláudio (Canuto, presidente do Londrina) foi contra o Junior Team. Ele foi contra a subida de mais dois times. Se dois desistiram e ficaram dez, as nossas chances aumentam. Por que deixar subir mais times que não se classificaram numa Terceira Divisão? O Cláudio foi muito correto e o pessoal do Junior Team não gostou e acabou com a nossa negociação para alugar a Nichika. São do mesmo grupo. Por enquanto, vamos recuperar parte do alojamento que tem no VGD, que será nossa casa provisória, até terminar o prazo que a prefeitura deu. Provisoriamente vai ser ali, porque não queremos misturar o profissional com a base. Depois vamos procurar uma solução.

Futebol business. O futebol hoje é negócio. O negócio acabou com o romantismo e a paixão do futebol?
Acho que a paixão acabou faz tempo.Não tem mais. Hoje você não vê o jogador brigando, com amor pela camisa. Existe um pouco quando você tem jogador de base. Mas o jogador que você traz, esse que todo mundo cobra, não. O Matsubara trouxe o Neto, ele ia por o pé numa divida? Final de careira, não vai. O jogador de base tem um pouco de amor à camisa. O problema é o empresário, o cara começa a se destacar e o empresário começa falar em Barcelona, Real Madrid e a cabeça do guri vai a mil.

Nesse time do Iraty, neste elenco, tem jogadores na mira de times grandes?
O Iraty foi campeão da sub-18 e sub-20. Disputamos o titulo com o Coritiba. Ninguém é campeão de graça. O time fez excelente campanha no primeiro turno. Vai se recuperar e tenho certeza de que vamos subir com o Londrina. A nossa meta não é negociar nenhum jogador, mas às vezes é difícil segurar se vier uma proposta muito boa, bom salário. Nossa meta, no entanto, é não negociar para subir. A primeira meta é subir, a segunda também e a terceira não existe ainda.

Gostaria de acrescentar algo?
Só dizer ao torcedor londrinense que tenha um pouco de paciência. O time é bom, pode ter certeza disso, nós estamos acompanhando esses jogadores há dois anos. Eu tenho certeza de que vamos fazer uma boa campanha e o Londrina vai subir.

Fonte: Jornal de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário